segunda-feira, março 03, 2008


Um tornado é um pequeno, porém, intenso redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 350 km/h) fazem com que o tornado normalmente a sua formação ocorre no final da tarde, horário em que a atmosfera se encontra mais instável, com forte turbulência e presença de nuvens Cumulonimbus. Porém não é incomum observar o surgimento desses ciclones durante a noite. Isso porque os tornados também vem de uma categoria específica de nuvens chamadas super-células de tempestade, que "amadurecem" durante o dia e se transformam em fortes tempestades de granizo. O tamanho destas pedras de granizo é bastante considerável s Porém não é incomum observar o surgimento desses ciclones durante a noite. Isso porque os tornados também vem de uma categoria específica e tivermos como padrão as pequenas pedras conhecidas, que são de aproximadamente 0,5 cm. Estas podem variar do tamanho de uma bola de gude até o tamanho de uma bola de golfe ou de tênis. Um prenúncio de um tornado são as chamadas rotation wallclouds, que são nuvens baixas, com o formato de uma base de pirâmide, e que freqüentemente são associadas a tornados. Esses cones de ventos rotativos e arrasadores podem ocorrer em qualquer lugar do mundo. Porém há certas regiões que são mais propensas à formação de tornados, como a parte central dos Estados Unidos ou o "corredor dos tornados da América do Sul" que inclui o Uruguai, o norte da Argentina e a porção centro-sul do território brasileiro.

Turistas e moradores da Grande Florianópolis foram surpreendidos por fenômeno no final da tarde deste domingo 02 de março de 2008.
Moradores e turistas registraram a formação de uma tromba d'água em praias no final da tarde deste domingo. O fenômeno foi de Governador Celso Ramos até a Ilha do Francês, em frente à Praia de Canasvieiras, na parte norte da Ilha de Santa Catarina.
A tempestade se formou por causa do forte calor e da elevada umidade do ar. Um núcleo de instabilidade originou a tromba d'água, que é um tornado sobre o mar, conta a meteorologista. Ela explicou que esse tipo de fenômeno não é previsível. — Eles se formam muito rapidamente, e dissipam muito rápido também. É muito comum de acontecer no verão. Agora, as pessoas têm mais acesso à tecnologia e conseguem registrar.
Foi um grande susto...Só mais um para nós que moramos aqui no paraiso....
Cris