quinta-feira, outubro 02, 2008

Um anjo chamado João Pedro...

 

 
João Pedro foi um grande exemplo. Foi uma pessoa muito iluminada, especial. Desde seu nascimento, ele vinha sofrendo de Epidermólise Bolhosa, uma doença de pele rara. Ninguém consegue imaginar ou sentir as dores e as complicações desta doença. Os médicos deram a ele apenas três anos de vida. Mas ele prosperou. Lutou e venceu todos os obstáculos, inclusive o da medicina. Durante nove anos de sua vida, contou com o apoio e dedicação incondicional de sua adorada mãe Marta. Ela foi fundamental na formação de João Pedro. Sua incansável determinação em ajudar o filho foi o grande exemplo que fez o menino lutar pela vida. Mesmo após a partida de sua mãe, levada pelo Câncer, João Pedro não desistiu. Com luta e determinação, e a ajuda de sua avó Eluzia Maria e familiares, prosperou e venceu quaisquer expectativas médicas e viveu estes 12 anos.
 

A presença de João Pedro (foto) em nossa vida foi muito marcante. A força espiritual dele era imensa. E seu amor pelo Santos Futebol Clube era incondicional. Ele amava o Santos FC e a pintura. Esses dois amores fizeram com que seus quadros estivessem presentes no Hotel Recanto dos Alvinegros, dando riqueza artística e emocional sem igual para o espaço. Em 2007, na véspera da final do Paulista, quando precisávamos fazer dois gols para ficarmos com o título, ele gravou um depoimento que emocionou a todos. Em agosto último, escreveu uma carta que leu pessoalmente aos jogadores no CT Rei Pelé e que serviu de exemplo e foi um dos marcos para a virada do Santos FC neste segundo turno do Brasileiro. O goleiro Douglas e o volante Roberto Brum criaram tamanha afinidade com o garoto que o goleiro pedia para entrar com ele no colo todos os jogos e o volante criou um leilão em prol do menino. João Pedro é o símbolo principal dos títulos, das vitórias e, principalmente, deste momento de provações, sendo a imagem do "Time da Virada"!

Eu e Valéria fomos à Santa Casa de Santos para a última despedida, encontramos o nobre provedor Dr. Manoel Lourenço das Neves e o competente pediatra Dr. José Rubens, que, inclusive, tratou do João Pedro desde a sua infância. Com a propriedade de um dos melhores médicos da cidade, afirmou que estava impressionado com a valentia e a resistência do menino, que para ele nem a ciência explica e justifica, a não ser a sua força e vontade de viver. Pediu que eu não entrasse na UTI devido o seu estado, mas eu insisti para que pudesse fazer a minha oração. Ao sair, uma das enfermeiras, disse: "A mãe dele está aí fora aguardando?". Eu respondi: "Não, senhora, a Marta já faleceu". Ela, emocionada, afirmou: "O menino estava inconsciente, mas falava sobre a sua mãe, dizendo, "tá bom, mãe, eu estou aqui"! Conclui que eles, mais uma vez, estavam juntos, unidos, ela estava o recebendo em seus braços com todo o seu amor e carinho, consolando a ele e a todos nós. 

Neste momento de dor, quero me solidarizar com a família, com todos os que direta ou indiretamente colaboraram com esta criança e agradecer a Deus, que me deu esta oportunidade única de conhecer este gigante João Pedro. Agora é um momento triste, pois ele não está mais entre nós. Porém, sua simplicidade, garra, dedicação, entrega e amor são características que caminharão comigo por toda a minha vida. Tenho certeza que este é o sentimento de todos os que, por muito ou pouco tempo, tiveram a oportunidade de aprender as lições deste lindo anjo chamado João Pedro. Ele que brigou, lutou tanto pela vida, no final, conseguiu o que queria, vencer, ser um grande exemplo.  Marcou de forma indelével sua presença na terra. Através de sua inesquecível imagem, ele estará sempre entre nós.

É setembro, mês lindo e abençoado da primavera. Nossa flor cresceu e desabroxará nos jardins do paraíso, com toda sua beleza, seu encanto, seu colorido e seu perfume. Com a graça de Deus.

* Marcelo Teixeira é pró-reitor administrativo da Universidade Santa Cecília e presidente do Santos FC
 

Nenhum comentário: