terça-feira, maio 11, 2010

Pense nisso..


A mulher
precisa se conscientizar
que
a mama é sua,
não é do marido,
nem do filho.
Parece óbvio, mas não é. Convencer as mulheres a se tocar, a fazer o auto-exame, foi um longo trabalho de quem trabalha com saúde feminina. Ainda tem muita mulher que vê os próprios seios como atrativo para o homem, inveja para as mulheres ou simplesmente o alimento do filho. Fora destes contextos, é de ninguém. Quando a mastologista falou: a mulher tem que se apoderar de sua mama, fiquei encantada. A frase é perfeita.

O auto-exame é importante, mas é preciso fazer mamografia a partir dos 40 anos – 30 se tiver casos da doença em parentes muito próximos.

Dentre as novidades que ouvi ontem, esta é a maior. Mas não estou só. Uma pesquisa do Datafolha levantou o conhecimento das brasileiras sobre o câncer de mama e revelou que mesmo sabendo que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, somente 31% das entrevistadas citaram a mamografia como principal forma de diagnóstico.

A alternativa que encontrei para nós que atuamos em mídia social contribuirmosefetivamente foi disponibilizar aqui as informações que recebi e convidar as amigas (e os amigos que forem generosos a ponto de divulgar um assunto feminino nos seus blogs, google reader ou twitters) para escrever também e ajudar na desmistificação da saúde feminina. Quem topa? Kaká e eu estamos marcando uma blogagem coletiva para o dia do lançamento oficial da campanha Outubro Rosa, dia 01/10, quarta-feira que vem.

Vamos usar alguns minutos deste dia para nos informar sobre o tema (a campanha lançou um site com informações sobre saúde feminina owww.mulherconsciente.com.br) e escrever um post com nossa opinião ou história familiar, apoiando a causa.

Participe, independemente de ser do nosso círculo de amigos ou de simpatizar conosco, divulgue as informações pensando que a cada ano 8 milhões de pessoas em todo planeta recebem diagnóstico de câncer de mama e que uma em cada três mulheres tem, tiveram ou terão algum tipo de câncer em sua vida e, destas, uma em cada dez desenvolverá câncer de mama.

Suas informações e a divulgação das novidades sobre o tema podem significar o diagnóstico e o tratamento precoce de uma – ou mais – destas mulheres. Em nosso país 10 mil mulheres morrem em decorrência do câncer de mama por ano. O INCa (Instituto Nacional do Câncer) estima que são 49 mil casos por ano,

o que seria equivalente a

134 novos casos por dia

e 5 novos casos

por hora.

Para nos organizar (e só por isso, não para aumentar o Page Rank) avise-nos fazendo trackback para este post. É só citar que soube da ação aqui e inserir o link. Se você não tem blog, participe mandando uma mensagem com estas informações para suas amigas no e-mail, msn, orkut, facebook e onde mais estiver presente nas redes socais.



Nenhum comentário: